Política de Qualidade e Segurança do Paciente

Postado em Fundação

Programa de Qualidade e Segurança do Paciente

Desde 2012, a Gestão da Qualidade tem atuado em consonância a missão, visão e valores da Feaes, bem como às atividades de melhoria de processos das demais Unidades já mencionadas, com o propósito de uniformizar a gestão de documentos, fomentar a implantação de sistemas de notificações de incidentes, instituir rotinas para a organização dos processos de trabalho, colaborar na mitigação de incidentes e na implantação das Metas Nacionais de Segurança do Paciente, conforme previsto pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente.

corao

Comitê de Qualidade e Segurança do Paciente

corao

Núcleos de Qualidade, Educação e Segurança do Paciente

Formado em agosto de 2015, o Comitê de Qualidade e Segurança do Paciente (CQSP) é composto por membros do Instituo de Ensino e Pesquisa, profissionais de saúde das diferentes Unidades administradas pela Feaes, bem como por representantes do Conselho Municipal de Saúde, que colaboram na disseminação de melhorias de processos e fomentam as discussões sobre segurança do paciente nos diferentes contextos de atenção à saúde.

>> Acesse o regimento do Comitê


raiox



grafico nucleo

Os Núcleos de Qualidade, Educação e Segurança do Paciente (NQESP) foram implantados com o propósito de difundir a cultura de segurança do paciente e propiciar a qualificação, por intermédio de ações educativas, dos profissionais de saúde de cada Unidade administrada pela Feaes. Esta implantação ocorreu através do CQSP e respeita a legislação vigente do Ministério da Saúde.

 corao  Programa Qualidade Mais

    O Programa Qualidade Mais foi criado com o objetivo de difundir a cultura de qualidade e segurança do paciente nas Unidades administradas pela Feaes por meio da implantação das Metas Nacionais de Segurança do Paciente.
Planejado e aprovado pelo CQSP, iniciou em agosto de 2015, através da capacitação de facilitadores que auxiliam no planejamento e implantação das Metas. O Programa também prevê a realização de auditorias bimestrais, as quais são realizadas por membros do CQSP, e a partir dos resultados obtidos, um selo é ofertado indicando que a Meta auditada foi implantada em sua totalidade.
    Após a implantação das seis Metas de segurança do paciente, cada Unidade receberá um selo (ouro, prata ou bronze) o qual indica a adesão ao Programa. Com a implantação de todas as Metas, auditorias semestrais serão realizadas a fim de monitorar e avaliar a manutenção de práticas seguras.

qualidade mais

 

corao Notificação de incidentes

A notificação de incidentes em serviços de saúde passou a ser obrigatória a partir da publicação da Resolução Diretiva Colegiada (RDC) 36/2013, o qual Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Com vistas a atender as diretrizes nacionais, a Feaes padronizou o fluxo de notificação de incidentes o qual está descrito no Protocolo de Notificação de Incidentes da Feaes.

>> Protocolo de notificação de incidentes

 
 
Gestão de documentos
Metas nacionais de segurança do paciente
Links de apoio
Iniciativas