Atividades são direcionadas à atenção a empregados

A Semana da Saúde, promovida pela Feaes, foi encerrada com música, diversão e divulgação de boas práticas em enfermagem.  As atividades comemoraram os dias do Enfermeiro (12/05), Assistente Social (15/05) e do Técnico em Enfermagem (20/05) e foram direcionadas aos profissionais que trabalham no Hospital do Idoso Zilda Arns e nas outras unidades de atenção à saúde com participação da Feaes.
No Hospital do Idoso, na quinta-feira (11), funcionárias assistiram, pela manhã, à palestra sobre cuidados com a pele, com a consultora Sônia Bório. Na parte da tarde o Coral Bom Pastor encheu os corredores de música, durante o culto ecumênico celebrado pela Semana da Saúde e em homenagem às mães. Depois da celebração, o coral visitou as enfermarias e a UTI levando alegria a pacientes e funcionários.
À noite, o grupo voluntário Tutores do Riso, que geralmente se veste de palhaço para alegrar quem está acamado, motivou equipes de enfermagem. Com dinâmica divertida, levantou a reflexão do trabalho em conjunto para ajudar a resolver problemas.

Palestras
Na sexta-feira (12), a Feaes participou do encontro no Salão de Atos do Parque Barigui. A Secretaria Municipal da Saúde reuniu profissionais para palestras com o tema da 78.ª Semana Brasileira de Enfermagem: “as boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”.
Participaram das mesas de autoridades João Carlos Baracho, secretário municipal da Saúde; Márcia Huçulak, superintendente de Gestão da Secretaria;Tânia Mass diretora de Práticas Assistenciais do Hospital do Idoso, Tania Maas, representando a Feaes; Aline Pizolato, representante da Associação Brasileira de Enfermagem; Leda Maria Albuquerque, representando os supervisores dos distritos de saúde; Michele Caputo Neto, secretário estadual da Saúde; e Antônio Brasil dos Santos, do Conselho Municipal da Saúde.
As enfermeiras Letícia S. de Lima e Marcelexandra Rabelo, da Maternidade Bairro Novo, explicaram como é feito o atendimento de gestantes e seus familiares para o parto humanizado e as boas práticas que levaram a maternidade a ser referência nessa área. O enfermeiro Mário Gilberto Jesus Nunes, gerente de Ambulatório e Sadt, explicou como funciona o ambulatório de enfermagem, que realiza procedimentos e orienta pacientes sobre administração de medicamentos e outras dúvidas.
À noite, a ong Amigo Bicho visitou o Hospital do Idoso e fez a alegria de funcionários e pacientes.

Veja as fotos em: