Error: Only up to 6 modules are supported in this layout. If you need more add your own layout.

Nariz Solidário “volta” ao Hospital do Idoso com homenagem virtual ao Dia das mães

Escrito por Fernanda Luvizotto. Postado em Assessoria de Imprensa

 
A parceria sempre rendeu muitas risadas e as visitas eram regadas por muita emoção no Hospital Municipal do Idoso. Mas aí veio a pandemia de coronavírus e as atividades presenciais da Associação Nariz Solidário tiveram de ser pausadas. 
 
Para aliviar a saudade, o Nariz Solidário inovou. Com o uso da nova tecnologia e a vontade de se reaproximar de seu público, os “palhaços terapeutas” criaram o projeto “De Nariz para Nariz”.  
 
A iniciativa consiste na elaboração de uma série de filmes curtos com temas como saúde, bem estar, com linguagem lúdica. “A vida passa pelo hospital e o palhaço passa pela vida”, diz o coordenador do projeto, Eduardo Roosevelt.
 
Segundo ele, o objetivo foi buscar temas do cotidiano e fazer uma paródia da realidade para tentar traduzir o que se sente e resgatar a memória afetiva.
 
Os primeiros vídeos começam a ser transmitidos nos televisores do Hospital do Idoso neste final de semana, com histórias que retratam a maternidade, em homenagem ao Dia das Mães.
 
Entre os assuntos abordados também estarão o aumento da ansiedade durante a pandemia, a continuidade do uso de máscara e do distanciamento social mesmo após a vacina, o uso do álcool gel, a solidão e a morte.
 
A coordenadora do Serviço Social do Hospital do Idoso, Valéria Azevedo, celebrou a volta das atividades do Nariz Solidário: “Traz acalento e esperança de que isso tudo passará e em breve eles estarão espalhando alegria pelos corredores do hospital”.
 
“A gente sabe que nada substitui a presença ao vivo, aquele abraço e troca de olhares. Mas com o uso de tecnologia, nosso propósito continua firme e forte, apesar do momento exigir distanciamento social”, afirma Roosevelt.
 
De acordo com ele, o projeto já conta com 100 roteiros prontos, 40 vídeos editados e 14 filmes já publicados no canal da associação no Youtube
 
Palhaçoterapia
A Associação Nariz Solidário existe desde 2014 e já impactou mais de 40 mil pessoas, atuando com suas frentes de promoção ao voluntariado, promoção a arte e cultura, articulação em rede, desenvolvimento de artistas, realização de oficinas de empatia, encontros nacionais para desenvolvimento de lideranças de grupos parceiros e a criação de diversos eventos. 
 
Antes da pandemia, a ONG Nariz Solidário visitava o Hospital do Idoso a cada 15 dias. “Trazemos a linguagem do palhaço adaptada para o público idoso, o que faz com que ele resgate a memória afetiva e desenvolva um maior pertencimento à sociedade em relação a essas intervenções artísticas”, explica Roosevelt.
 
Já o projeto “De Nariz para Nariz” também atuará no Hospital Infantil Waldemar Monastier (Campo Largo), no Hospital Universitário Cajuru e no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.