Equipamento reduz tempo de esterilização de materiais hospitalares

A Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital Municipal do Idoso implantou o processo de automatização da secagem de materiais usados na assistência ventilatória e de instrumental hospitalar metálico depois da higienização.

O processo passou a ser realizado graças à doação de um Gabinete de Secagem, também conhecido como Secadora de Traqueia, feita por estudantes da Escola Internacional de Curitiba. “O gabinete, além de proporcionar segurança aos profissionais, otimiza o tempo de retorno dos artigos de uso médico hospitalar para as UTIs e para outros setores que atendem aos pacientes com covid-19”, explica o gerente assistencial, Francisco Koller.

Além disso, diz Koller, os profissionais que antes se encarregavam da função de secagem podem se dedicar as demais etapas do processo de esterilização. A automação nos serviços de CME foi recomendada pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC) para reforçar a segurança nos processos durante a pandemia.

Solidariedade
Em abril de 2020, ainda no início da pandemia, alunos da Escola Internacional de Curitiba queriam promover uma ação coletiva com o objetivo de ajudar no combate ao coronavírus. A escolha do Hospital do Idoso vrio após a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar as pessoas idosas como grupo de risco na pandemia.

Encabeçado pelo estudante Vinícius Possobom, o grupo criou uma “vaquinha online” em um site especializado em arrecadações. Com o apoio dos colegas de turma, a meta inicial de R$ 10 mil foi ampliada para R$100 mil.
“Quando estabelecemos nossa meta de R$ 100 mil pela primeira vez, nunca esperávamos arrecadar nada perto disso. Ainda assim, arrecadar cerca de R$ 42 mil com certeza superou nossas expectativas”, admitiu Vinícius.

Do total arrecadado, R$ 38,66 mil foram usados na compra do gabinete de secagem. O restante (somado a uma doação extra dos estudantes de R$ 3,75 mil), para reforçar o estoque de equipamentos de proteção individual (EPIs) do hospital.

“O espírito colaborativo foi de suma importância para a concretização desta ação comunitária. Todos abraçaram a causa com prontidão, compartilhando nossa iniciativa nas redes sociais e se oferecendo para contribuir de outras formas”, conta a aluna Maria Vitória Sypnievski.