Feas amplia leitos e reforça atendimento à Covid em Curitiba

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) chegou, nesta semana, ao número de 472 leitos para pacientes com Covid-19. A marca foi atingida com a migração dos 30 leitos da Unidade de Estabilização Psiquiátrica (UEP) Casa Irmã Dulce, no Tatuquara, para atendimento de casos leves de pacientes com coronavírus.

Até o momento, do total de leitos destinados para covid-19, 345 são de enfermaria e 127 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Os números contribuem com a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba.

Os leitos estão distribuídos no Hospital Municipal do Idoso, no Hospital Victor Ferreira do Amaral, no Hospital Vitória, na Casa Irmã Dulce e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Tatuquara, Boqueirão e Fazendinha, equipamentos administrados pela fundação.

Em um ano de pandemia, a fundação contratou, em regime emergencial, mais de 600 profissionais da saúde, chegando a um total de 3,2 mil funcionários.

“Na pandemia, como SUS de Curitiba, nós precisávamos de agilidade na resposta e a Secretaria Municipal de Saúde buscou na Feas essa agilidade”, disse o diretor da fundação, Sezifredo Paz.

A capacidade de expansão da fundação, segundo o diretor, está nos setores assistenciais bem estruturados e na eficiência do modelo de contratação de pessoal e de aquisição de insumos.

Atenção Domiciliar
Além da abertura de leitos, a Feas tem papel estratégico com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), gerido pela fundação, na desospitalização de pacientes.

O programa permite ao paciente dar continuidade ao tratamento em casa, com suporte de profissionais médicos, de enfermagem e de uma equipe multiprofissional com nutricionista, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

Nos três últimos meses, o SAD atendeu a mais de 800 pacientes por mês, 300 acima da média antes da pandemia. A maior parte estava internada com covid-19. Com o encaminhamento para tratamento em casa, os leitos hospitalares são liberados para casos mais graves.

Fundação
A Feas é uma fundação pública, ligada à Secretaria Municipal da Saúde e administra o Hospital Municipal do Idoso, o Centro Comunitário Bairro Novo, os Centros de Atenção Psicossociais, oito Unidades de Pronto Atendimento e o Serviço de Atenção Domiciliar.

Durante a pandemia, a ala clínica do Hospital Vitória, o Hospital Victor Ferreira do Amaral e a UEP Casa Irmã Dulce também passaram a ser geridos pela fundação.

Foto: Ana Paula da Costa/Hospital Vitória