Share |

Treinamento contra o coronavírus reforça protocolos de atendimento

Escrito por Fernanda Luvizotto. Postado em Assessoria de Imprensa

Fotos: Guilherme Wille
Grupo de trabalho formado em janeiro desenvolveu um protocolo interno

Nesta terça-feira (10/03), o Hospital Municipal do Idoso realizou mais um treinamento sobre o Coronavírus. O objetivo foi atualizar as equipes assistenciais e administrativas sobre os protocolos para atendimento de pacientes suspeitos da doença.

Os profissionais receberam orientações sobre os sintomas, forma de transmissão, prevenção, técnica correta de higienização de mãos, uso de EPIs (equipamentos de proteção individuais) e principalmente sobre o fluxo interno do atendimento do paciente suspeito de contágio pelo Covid-19.

A enfermeira do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) Fernanda Chueire conta que desde o final de janeiro, quando ainda não havia casos confirmados de Coronavírus no Brasil, o Hospital do Idoso já contava com um grupo de trabalho para definir processos de trabalho. “Este grupo inclui vários setores como a Emergência, SCIH, Centro de Terapia Intensiva, Internação e a Diretoria Técnica para desenvolvimento do protocolo interno”, explica.

O documento define, por exemplo, para qual Unidade de Internação ou de Terapia Intensiva vai o paciente suspeito de contágio. O protocolo também estabelece a disponibilização de kits com máscaras e aventais de proteção para acesso facilitado na Emergência.

O Hospital do Idoso também está realizando treinamentos in loco para setores estratégicos como a recepção. “O funcionário que identificar alguém na recepção com quadro gripal orientará a pessoa a usar máscara, fazer uso do álcool gel para a higienização das mãos”, relata Fernanda. No local, foram instalados dispensadores extras de álcool gel.

 

Programação

Para os funcionários que não puderam participar do treinamento desta pela manhã, haverá uma nova edição nesta terça às 19h30; e nesta quarta-feira (11/3), às 9h e às 19h30.