Share |

Caps tem programação voltada ao empoderamento e autocuidado

Escrito por Fernanda Luvizotto. Postado em Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação
No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (08/03), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Boa Vista preparou uma programação especial  voltada à valorização e à promoção da autoestima das pacientes.
 
“Normalmente à adesão da mulher ao tratamento é menor que a dos homens", conta Daiane Gasparetto, coordenadora da unidade. "Por isso, planejamos atividades com foco no resgate do sujeito, da feminilidade e do empoderamento”.
 
Os familiares também foram convidados para as atividades. A participação deles fortalece os vínculos com os pacientes e também ajuda a esclarecer a metodologia de tratamento do Caps.
 
Pela manhã foi realizada uma palestra sobre a história do Dia da Mulher e Oficina de Maquiagem, além de um café da manhã especialmente preparado para as pacientes com apresentação musical. “Muitas das mulheres não se viam maquiadas há muito tempo. Isto tem um impacto positivo na autoestima”, explica Daiane.
 
A aposentada Ludmilia Espínola, 74 anos, foi acompanhar a filha Jocelene, de 44 anos, em tratamento há um mês. Para ela, ações como esta aumentam a confiança das pacientes. “Minha filha está muito feliz e muito confiante. A equipe daqui é excelente”, afirma.
 
A paciente Marcia dos Santos, também de 44 anos, estava muito motivada com a programação especial do Dia da Mulher. Além de ser maquiada, ela aproveitou para tirar foto com chapéu e lenço. “Passar maquiagem dá diferença, né? A gente muda”, comenta.
 
No período da tarde foi realizado um workshop de empoderamento e oficina de sabonetes artesanais. A oficina é realizada com frequência no Caps.  Na edição especial do Dia da Mulher, as pacientes levaram os sabonetes como uma lembrança da data.