Share |

Profissionais discutem os Cuidados Paliativos no Hospital do Idoso

Escrito por Adriana Brum. Postado em Assessoria de Imprensa

Em celebração ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que acontece no segundo sábado de outubro, a Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital do Idoso Zilda Arns (Hiza) promove, nesta segunda-feira (15/10), uma palestra para os profissionais da Saúde com o tema “Cuidados em Fim de Vida”.

Os cuidados paliativos visam aliviar o sofrimento e proporcionar maior qualidade de vida aos pacientes e familiares nos casos de doenças crônicas. E, nos casos em que as equipes multidisciplinares constatam que a doença leva o paciente a um estado terminal, o objetivo é encarar a morte como um processo.

A palestra será realizada a partir das 13h30, no auditório do Hiza, pela médica geriatra Gisele dos Santos, presidente da Regional Sul de Cuidados Paliativos e membro da Comissão Permanente em Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Desde janeiro deste ano, o Hospital do Idoso Zilda Arns conta com a Comissão de Permanente de Cuidados Paliativos, que oferece aos pacientes crônicos – em que não há mais a possibilidade de cura – os serviços de apoio de equipes multidisciplinares, com psicologia, assistente social, fisioterapia e terapia ocupacional. Em nove meses, 106 pacientes foram atendidos pela Comissão do Hospital.

A coordenadora da Comissão, Elisangela Bruske Cordeiro Shiroma, explica que o foco é ofertar um tratamento menos agressivo, priorizando o conforto do paciente e o controle dos sintomas. “Além disso, isso permite maior tempo com os familiares, incentiva a resolução de questões pessoais. Um dos princípio dos Cuidados Paliativos é valorizar e aceitar as prioridades do paciente e de sua família nesse processo”, fala.