Abraço simbólico encerra as atividades da Semana do Idoso

Fotos: Anya Colman
Como forma de prestar uma homenagem especial aos idosos de Curitiba, um grupo de cem pessoas participou de uma caminhada solidária, saindo da Rua da Cidadania do Pinheirinho com destino ao Hospital do Idoso Zilda Arns, onde foi realizado um abraço simbólico em frente à recepção do hospital.

O ato marcou o encerramento da Semana do Idoso e contou com a participação do Programa Idoso em Movimento e Escute seu Coração. Uma apresentação de teatro de fantoches, organizado pelos funcionários, relembrou os primeiros pacientes e relatou a história da criação do Hospital do Idoso. No final foi servido um lanche saudável.

A diretora executiva do Hospital do Idoso, Dra. Keity Daniela Arias, agradeceu a participação e envolvimento de funcionários e voluntários na realização do evento. “É motivador ver a disposição e a alegria de todos vocês mesmo caminhando sob a chuva até o hospital. Sintam-se também todos abraçados pela direção do hospital”, destacou.

“Pensamos uma semana com muitas atividades, mas queríamos principalmente promover um momento de valorização para nossos colaboradores, de cuidar daqueles  que cuidam dos nossos pacientes”, comentou Eva Mereci Kendrick,  integrante da comissão organizadora, reforçando que neste ano a programação contou com atividades de lazer e relaxamento para funcionários nos turnos da manhã, tarde e noite.

Durante todo o evento foram realizadas palestras, workshops e exposições voltadas a funcionários, acompanhantes e pacientes. Entre as atividades de lazer, foram oferecidas seções de auriculoterapia, spa day, alongamento e ginástica maluca. Integrando a mostra cultural do evento houve exposição de fotografia, pintura, teatro e coral.

A aposentada Maria da Silva Cassola participou de todo o evento e se surpreendeu com a estrutura do Hospital do Idoso. “Não conhecia o hospital, nem imagina que era tão grande e organizado”, relatou.

A Semana do Idoso foi organizada pela Feaes, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde; a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude; a Secretaria Municipal do Abastecimento; a Fundação de Ação Social; a Fundação Cultural de Curitiba e a Administração Regional do Pinheirinho.

Campanha

Durante a Semana foi lançada a Campanha Todos Somos o Amor de Alguém, organizada pela Comissão de Humanização, com o intuito de sensibilizar seu público do compromisso ético e da corresponsabilidade em promover as práticas humanizadas. “O compromisso da humanização no SUS se assenta nos valores de autonomia e protagonismo dos sujeitos”, explicou a presidente interina da Comissão de Humanização, Sandra Pistori.

“Esse é o desafio deste hospital, cuidar dessa população que chega à velhice. E cuidar com excelência, respeito e dignidade”, complementou a diretora técnica do Hospital do Idoso, Dra Cecília Neves de Vasconcelos.