Programa de Voluntariado do Hospital do Idoso está com inscrições abertas

Escrito por Fernanda Luvizotto de Carvalho. Postado em Assessoria de Imprensa

Foto: Anya Colman

Estão abertas, até o 20 de dezembro, as inscrições para o Programa de Voluntariado do Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho. Os candidatos devem ter mais de 18 anos e estarem física e emocionalmente aptos a atuar em uma instituição de saúde. 

Neste ano, pela primeira vez, serão ofertadas quatro vagas para costureiras solidárias, que auxiliarão o setor de rouparia em pequenos reparos e na criação de materiais que auxiliem nos cuidados com o paciente como almofadas, travesseiros e coxins.  

Há ainda outras 50 vagas para as funções de voluntário acolhedor, visita solidária, capelania e acompanhante solidário de pacientes. A ficha de inscrição e a descrição das funções de cada atividade do voluntariado estão disponíveis no site da Fundação Estatal de Atenção Especializada de Saúde de Curitiba (Feaes).

Os candidatos passarão por entrevista com a assistente social, além de participarem de um treinamento para conhecer a instituição, sua história, normas, rotinas e procedimentos. Os novos voluntários serão acompanhados por um “padrinho” até que se sintam habilitados a atuarem sozinhos.

Rute Maria Machado gosta muito de ajudar o próximo e conversar. Ela integra a primeira turma de voluntários do hospital e atua como acompanhante solidário. “Os pacientes demonstram uma alegria imensa em conversar, em ter companhia”, explica. Rute comenta que criou um vínculo tão forte com uma das pacientes, que quando ela recebeu alta hospitalar lhe passou o contato telefônico para ir visitá-la.  “Fizemos uma amizade”, conta.

Nilcéia Fernando atua no acolhimento. Ela orienta pacientes quando vão ao hospital para fazer consultas e exames ou recepciona os familiares quando é caso de internação. “Os idosos ficam preocupados se estão no local certo, se vão conseguir ouvir quando forem chamados e nosso apoio os tranquiliza”.  

 

Voluntários

O projeto nasceu de demandas identificadas pelo Setor de Serviço Social do Hospital do Idoso para valorizar o relacionamento humano. “Acreditamos que o trabalho voluntário contribui com o processo de humanização hospitalar por ampliar o contato cordial, acolhedor aos pacientes e acompanhantes”, explica a coordenadora de Voluntariado, Valéria Azevedo. Eles atuam de segunda a sexta-feira, em média por quatro horas semanais.

Em julho deste ano, cerca de 40 voluntários iniciaram as atividades no hospital. “Ficamos felizes com o interesse de tantas pessoas, temos um grupo bastante disposto em contribuir”, destaca Valéria.

O Hospital do Idoso completou cinco anos em março e tem outras ações voluntárias, como os cultos ecumênicos promovidos por voluntários das igrejas luterana e católica. Também recebe a parceria do Tutores do Riso, que reúne profissionais e estudantes da área da saúde, que alegra o dia a dia de quem luta contra doenças em visitas mensais. Além do Projeto Amigo Bicho, que desenvolve terapia/atividade assistida por animais (T/AAA) com o objetivo de beneficiar pessoas com o auxílio de cães. Os animais do Amigo Bicho são adestrados, vacinados e têm acompanhamento regular de veterinários.

 

Programa de Voluntariado do Hospital do Idoso

Inscrições de 11 a 20 de dezembro

Site:  http://www.feaes.curitiba.pr.gov.br/programa-voluntariado.html