Trabalhos retratam peculiaridades do atendimento domiciliar pelo Brasil

Escrito por Fernanda Luvizotto de Carvalho. Postado em Assessoria de Imprensa

Terminou nesta segunda (1º) o prazo de inscrição dos trabalhos científicos para o II Congresso Sul Brasileiro de Atenção Domiciliar e o III Encontro de Atenção Domiciliar da Região Sul do Brasil, que serão realizados entre os dias 18 e 20 de setembro, na Unibrasil.

Foram 39 resumos e relatos de casos inscritos, com abordagens práticas do atendimento. O evento está sendo organizado pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes). São esperados cerca de 400 participantes entre profissionais e estudantes.

Elaine Rossi Ribeiro, diretora do Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) destaca a diversidade dos trabalhos. “Recebemos inscrições de várias regiões do Brasil, com os mais diversos assuntos voltados à prática como uso de ventilação mecânica no domicílio ou sobre curativos em feridas, por exemplo”.

“O Melhor em Casa é um programa federal, mas cada região tem um perfil populacional ou de patologias e essa troca de experiência é enriquecedora”, observa a coordenadora da Comissão Organizadora, Talita Ferreira Turatti do Carvalhal.

Além das mesas redondas e conferências, a programação contará com atividades práticas em cursos e oficinas. No sábado (20), será realizada a oficina sobre o Programa Multicêntrico de Qualidade Profissional à Distância, da Universidade Aberta do SUS. “É um importante setor de educação permanente que está disponível a todos os profissionais da Atenção Domiciliar garantindo uma melhora crescente na qualidade do serviço prestado”, descreve Talita.

Melhor em Casa

Em Curitiba, o Melhor em Casa é gerenciado pela Feaes e realiza cerca de 500 atendimentos mensais em domicílio a pessoas com necessidade de reabilitação, dificuldade ou impossibilidade física de locomoção e que necessitem de cuidado contínuo, além de pacientes crônicos sem agravamento ou em pós-cirurgia.

São dez equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, administrativos e fonoaudióloga. O encaminhamento é feito por Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

II Congresso Sul Brasileiro de Atenção Domiciliar e III Encontro de Atenção Domiciliar da Região Sul do Brasil

Data: 18, 19 e 20 de setembro;

Local: Unibrasil - Rua Konrad Adenauer, 442 - Tarumã;

Inscrições: www.feaes.curitiba.pr.gov.br;

Investimento: R$ 140 (até 17/09) e R$ 160 (no dia). Estudantes de graduação pagam metade.

Informações: Tel.: (41) 3316-5961 e 3316-5966 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.