Estrutura Hospitalar

Postado em Hospital do Idoso Zilda Arns

Total 134 leitos para atendimento aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, que estão distribuídos em: enfermarias, quartos de isolamento, leitos de UTI, observação e emergência.


A preocupação com o atendimento humanizado envolve o acolhimento das famílias pelo psicólogo durante as visitas diárias nas reuniões com o médico.Todas as Unidades dispõem de equipemultiprofissional composta por médicos, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, assistente social e odontólogo (no CTI), altamente qualificados para prestar o melhor atendimento ao paciente, buscando propiciar conforto e segurança durante todo o seu período de internação fortalecendo as tomadas de decisões e o vínculo entre as equipes assistenciais, o usuário e seus familiares, com a garantia de visitas e presença do acompanhante conforme legislação.


 

Modelo assistencial centrado no paciente

  • Prestar cuidado especializado, integral e multiprofissional com ênfase na saúde do idoso.
  • Fundamentar as ações na ética, humanização do cuidado, transparência, na busca pela excelência, responsabilidade social e ambiental e na valorização do empregado.
  • Prestar assistência humanizada à continuidade do cuidado e resolutividade das ações sejam efetivas.
  • Modelo integral e integrado de excelência e referência em resolutividade clínica, na abrangência hospitalar e  domiciliar, direcionado à todos os níveis (educação, diagnóstico e tratamento) replicando em toda rede de serviços referenciados nos demais níveis de atenção.
  • Modelo assistencial de referência em geriatria e gerontologia, que permite antecipar e atender às necessidades e demandas decorrentes do crescimento da população acima de 60 anos.
  • Maximizar a relação custo-efetividade dos serviços.
  • Definir indicadores para que permitam a comparação de resultados com instituições de classe mundial: assistenciais e administrativos.
  • Contribuir com a comunidade científica como instituição geradora de conhecimento em gerontologia, e na formação de profissionais qualificados para prestar o cuidado ao idoso.

 

Centro Cirúrgico/ Central de Material e Esterelização

O Centro Cirúrgico conta com duas salas cirúrgicas e quatro leitos de recuperação anestésica, equipados para cirurgias de média e alta complexidade, atuando nas seguintes especialidades: 

  • Cirurgia Geral;
  • Cirurgia Torácica;
  • Cirurgia Vascular;
  • Pequenos Procedimentos Ambulatoriais;
  • Urologia;
  • Programa Amigo Especial (realização de procedimentos odontológicos sob anestesia para pacientes procedentes das UBS - Unidade Básica de Saúde.

As cirurgias são realizadas sob as diretrizes do Protocolo de Cirurgia Segura.

A Central de Material e Esterelização foi premiada pela terceira vez consecutiva como Melhores Práticas relacionadas à Qualidade Assegurada de Limpeza e Esterilização, promovido pela Empresa 3M do Brasil, concedido ao único hospital 100% SUS de Curitiba.

As ações fortalecem as metas de segurança do paciente garantindo a rastreabilidade dos produtos processados, desde a recepção até o destino final, monitorando todas as etapas do processamento, com integradores biológicos, físicos e químicos. Facilitando o processamento dos artigos de forma adequada e contribuindo significativamente para o controle de infecção no ambiente hospitalar.


Leia também:

Horários de visita e troca de acompanhantes

Boletim médico 

Voluntariado

Programa de Acompanhamento ao Idoso (PAI)

Comissões