Estrutura
A Fundação Estatal de Atenção em Saúde de Curitiba (Feas) é uma entidade pública de direito privado que integra a administração indireta da Prefeitura de Curitiba. Foi criada pela Lei Municipal 13.663/2010 - e teve seu escopo de atuação ampliado pela Lei Municipal 15.507/2019 - para executar e desenvolver ações e serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), atuando nas áreas ambulatorial, hospitalar, de apoio diagnóstico e ensino e pesquisa, conforme determina seu Estatuto. É uma entidade de personalidade jurídica de direito privado, com autonomia gerencial, patrimonial, orçamentária e financeira, sujeita ao regime jurídico próprio (das entidades privadas sem fins lucrativos de beneficência social).
Por esta característica, os colaboradores da Feas são contratados mediante a aprovação por processo seletivo conforme determina a Constituição Federal, sendo suas relações de emprego regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Tem um órgão de direção superior (Conselho Curador) e uma Diretoria Executiva. O Conselho Curador é deliberativo e realiza o controle e a fiscalização das ações. Reúne-se mensalmente e conta com oito membros titulares e um membro nato (secretário municipal da Saúde).
Atualmente, a Feas administra esses serviços:
Na área de gestão, conta também com assessorias e gerências.
|